Bem...
Não existe apicultura antroposófica. Não no sentido de classificá-la como apicultura planejada, racionalista, predatória ou mesmo espiritualista.
Mas existe um modo de ver diferente.
Apicultura antroposófica á apenas um nome que dei a esta página para falar sobre o cultivo de abelhas a partir de uma perspectiva antroposófica, a partir de uma visão científico-espiritual, uma visão holística.
Quando um cultivador de abelhas lida com elas, está na verdade diante de um modelo de sociedade extremamente organizada onde a cooperação, a pureza e o respeito tão aspirado por uma parte da sociedade humana, flui de uma forma incrivelmente espontânea, numa sintonia perfeita.
Mas é curioso também como o homem teme lidar com esta pureza. Teme lidar com um enxame. Teme lidar com o desconhecido.
Certamente, isto não é um convite a quem quer que seja, a mergulhar de cabeça em um enxame! Ao ser picado por uma abelha, principalmente se for alérgico, vá ao médico, tome as providências cabíveis. Mas em paralelo reflita: "Até que ponto tenho sido imprudente em minha vida?"; "Até que ponto tenho criticado vorazmente a sociedade em que vivo, estando de braços cruzados sem fazer nada?"; "Até onde tenho cooperado em todos os setores de minha vida"; "Até que ponto tenho negligenciado meu estado de pureza, a busca pelo belo a troco de trilhar um caminho aparentemente mais fácil?"
Mas se foi seu filho que "sofreu a agressão", pergunte-se todas estas coisas e mais... "O que tenho transmitido de bom às pessoas que amo?"
Enfim, deixo uns dizeres de Plotino que, até onde sei, não era apicultor, mas sim filósofo Neoplatônico. Isto pode interessar muito mais àqueles que no fim de um dia intenso lidando com as colméias, sentem-se na verdade, ao invés de cansados, preenchidos de um bem-estar, talvez comparado à meditação.
"Que a paz reine em sua vida corporal e suas manifestações, e em tudo o que a circunda: na terra, no mar e no ar e até nos céus, sem que aja a menor agitação. Que a alma observe como, por assim dizer, ela se derrama e penetra nesse cosmo que se acha em perfeito repouso. Assim como os raios solares iluminam uma nuvem escura, dando-lhe um brilho dourado, assim a alma proporcionará vida e imortalidade ao corpo do Universo inscrito nos céus." (Plotino)
Gloria

Nenhum comentário:
Postar um comentário